41 32439530

Av. Silva Jardim 3928

20 curiosidades da França que surpreendem os estrangeiros
20 curiosidades da França que surpreendem os estrangeiros

Table of Contents

Latest Post
Enjoyed This Article?
Join our community of 3 million people and get updated every week We have a lot more just for you! Lets join us now

Se você quer saber tudo sobre a França, essas 20 curiosidades vão te deixar bem próximo de conhecer melhor o país, confira:

 

  1. Pão francês não existe na França

Não pense que vá chegar numa padaria e encontrar aquele famoso pãozinho francês. Na verdade, esse famoso pão que estamos acostumados é brasileiro mesmo, porém, a receita surgiu como tentativas de imitar o verdadeiro pão francês.

Se entrar em uma padaria na França, aproveite para experimentar diferentes tipos de croissant, brioches, folhados, macarons, entre tantas outras coisas maravilhosas.

 

  1. Qualquer hora é hora de tomar vinho

Os franceses não precisam de um motivo ou comemoração para abrir uma garrafa de vinho, inclusive lá é muito comum tomar-se vinho no horário do almoço, durante a semana, nas reuniões de negócio. O maior exportador de vinho do mundo considera a bebida um alimento e com o tempo nós vamos incorporando este costume também.

 

  1. Quem disse que a sobremesa precisa ser doce?

O famoso “queijo de sobremesa” é um hábito muito comum já que os franceses, ao contrário do que imaginamos, não comem tanto doce, mas em compensação, sempre tem um queijo para degustar depois das refeições.

 

  1. Sair à francesa não existe

Quem nunca saiu à francesa de uma festa ou reunião com família ou amigos? Pois é!

Na França ninguém costuma sair sem ser notado, pelo contrário, gostam de se despedir assim como nós. Quando isso acontece, os franceses dizem “sair à inglesa”.

 

  1. A Páscoa na França

O feriado de Páscoa na França é comemorado na segunda-feira seguinte ao domingo de Páscoa e, não na sexta-feira, como a maioria dos países comemora.

 

  1. A alimentação do francês é rica e saudável

O francês se alimenta bem, eles comem muitas frutas e legumes, é muito difícil ver uma refeição que não tenha algum tipo de legume e, comer fruta de sobremesa é muito mais comum do que devorar aqueles doces deliciosos que a gente associa à culinária francesa.

 

  1. Mercados são proibidos por lei de jogar comida fora

Em 2016, a França se tornou o primeiro país do mundo a proibir que estabelecimentos comerciais joguem comidas no lixo. Quando os produtos estão próximos à data de validade, os estabelecimentos precisam doá-los para ONGs de caridade.

 

  1. A baguete debaixo do braço é real

Entre as 18h e 19h, depois que saem do trabalho, muitos franceses passam em alguma boulangerie e compram uma baguete para comer no jantar e como elas costumam ser maiores do que a embalagem, ficam para fora e costumam ser carregadas debaixo do braço.

 

  1. Casar com alguém falecido

A França deve ser o único país do mundo onde a legislação permite casar com alguém que já morreu, e isso é mais comum do que se pensa. O casamento póstumo acontece desde 1803, e consta no artigo 171 do Código Civil francês. Geralmente ele é concedido por “motivos graves” – vítimas de um ataque terrorista ou guerra, por exemplo.

 

  1. Francês toma banho todo dia, sim!

O que acontece é que o banho deles é de fato muito mais rápido, pelo menos do que o dos brasileiros, que costumam demorar no banho e fazem dele um verdadeiro ritual mágico. Os franceses costumam se referir ao banho como uma “ducha” e não levam mais do que 5 minutos, porém tomam banho todos os dias, mesmo no frio.

  1. Uma roupa é usada diversas vezes antes de ser lavada

O Brasil é um país quente, então por causa disso o brasileiro não tem o hábito de repetir a mesma roupa, a não ser as roupas de inverno. Mas na França uma roupa é usada muitas e muitas vezes antes de ser lavada e eles costumam colocar uma roupa para lavar somente se ela realmente estiver suja, manchada ou cheirando muito mal.

 

  1. A pontualidade britânica se estende aos franceses

Ao contrário de nós brasileiros, os franceses, assim como os britânicos, costumam prezar pela pontualidade. Até mesmo aqueles 10 minutinhos de atraso, serão avisados acompanhado de um pedido de desculpas pelo atraso. Portanto, se estiver na França e marcar alguma coisa com um local, seja pontual.

 

  1. Servir o vinho é um costume tipicamente masculino

Não podemos generalizar, mas uma curiosidade da França é que os franceses, principalmente os mais velhos, não enxergam com bons olhos uma mulher se servindo de vinho. Por uma questão de tradição ou de gentileza, eles acreditam que é sempre o homem que deve servir a mulher.

 

  1. Cumprimentar as pessoas com dois beijinhos

Na França, o beijinho é um gesto de educação e respeito. Não importa se está conhecendo a pessoa agora, se são amigos ou colegas de trabalho, se está com pressa, se são homens ou mulheres. Todos têm o costume de cumprimentar com dois beijinhos.

 

  1. A refeição é sagrada

Você sabia que, em média, um francês gasta 2 horas e 22 minutos diários com sua alimentação, enquanto no resto do mundo esse tempo costuma ser de 1 hora e 30 minutos? Comer na França é coisa séria e envolve todas as etapas: o aperitivo, a entrada, o prato principal, a tábua de queijos e, por fim, a sobremesa, que pode ser esquecida e substituída pelos queijos.

 

  1. Patinete é coisa de adulto!

Muitos franceses que vivem nas grandes cidades optam por não ter carro, mesmo porque o transporte público funciona, é mais rápido, mais barato e os leva para quase todos os lugares. Mas, muitos resolvem fazer um “upgrade” e, ao invés de irem a pé até o trabalho, vão de patinete.

 

  1. A fotografia e o cinema foram inventados na França

Aposto que durante uma viagem para a França, os registros fotográficos são indispensáveis. Mas sabia que a fotografia foi inventada pelo francês Joseph Nicéphore Niépce em 1826? Como hoje registramos tudo tão instantaneamente, fica difícil imaginar que na época, a técnica demorava cerca de oito horas para registrar a imagem.

 

  1. O cemitério é um ponto turístico em Paris

Pensar em visitar um cemitério pode soar um pouco estranho, mas o Cemitério do Père-Lachaise, em Paris é um dos mais famosos do mundo e muita gente o inclui no roteiro. Isso porque existem várias personalidades da filosofia, música, literatura, cinema e pintores enterrados no local.

 

E aí, gostou do conteúdo? Que tal conhecer algum de nossos cursos de Idiomas para se preparar para uma grande aventura? Fale com um de nossos consultores e viaje para Malta esse ano!

Não se esqueça de deixar seu comentário!

Published: 14 de março de 2024
Writen by