Escola de Inglês Curitiba

Andragogia no ensino de idiomas

uma professora com alunos adultos explicando sobre a andragogia

Com mais de 20 anos de experiencia no ensino de adultos, através da andragogia, neste post vamos explicar para você primeiramente o que é a Andragogia e depois como é a Andragogia no ensino de idiomas.

Vivemos em um mundo de constante transformação e isso se reflete no mercado de trabalho, neste contexto é importante que os profissionais estejam sempre se atualizando, para competir por melhores vagas ou conquistar a tão sonhada “promoção”.

Por esse motivo é tão importante ter um método voltado para educação de adultos, que chamamos de andragogia.

O que é Andragogia?

Andragogia é o método de ensino para adultos, que pode ser aplicada tanto no meio acadêmico quanto no contexto social e político ou empresarial através de palestras, debates, treinamentos e discursos.

Defende um ensino baseado por motivação e no autoconhecimento, trabalhando situações comuns do dia a dia, através das experiências dos alunos, com resultados eficiente e imediatos, pois a correria e as obrigações do dia a dia fazem com que o adulto queira aprender algo rápido.

Andragogia no ensino de idiomas para adultos.

Como já vimos o adulto tem que estar motivado para aprender algo novo e para aprender uma língua estrangeira não é diferente.

Os fatores que levam o adulto a buscar um novo idioma nascem do cotidiano, na qual necessitam compreender e fazer-se compreender no mundo corporativo ou pessoal com objetivos prefixados (viagens, negócios, turismo, exames de graduação, bolsas de estudo…), tempo limitado e resultados imediatos.

Um fator que pode levar o adulto ao sucesso ou fracasso na aprendizagem de uma língua estrangeira é o emocional, uma vez que o aluno, quando aprende um novo idioma, acaba de instaurar dentro de si alguns domínios afetivos, tais como inibição, extroversão, empatia, ansiedade, atitudes e egocentrismos, podendo gerar dependendo do caso um bloqueio metal impedindo de aprender uma nova língua.

Para um eficiente aprendizado o adulto necessita conhecer diferente aspectos da cultura do idioma estudado, como o linguístico, comportamental, social e sociocultural, por isso ensinar uma língua estrangeira é guiar o estudante no dia a dia cultural do pais.

Por esse motivo a Imersão é tão importante no ensino de idioma, pois somente assim o aluno vai se aprofundar na sociedade cultural de um pais estrangeiro. E com o contato 100% do idioma durante todo o tempo elevai sentir um aprendizado muito mais rápido e efetivo. Na NetLinguae é a única escola de Curitiba que oferece uma verdadeira imersão no idioma, onde o aluno se sente em outro país. Saiba mais visitando o nosso site: https://netlinguae.com.br/imersao.html

Sem Comentários

Escreva sua mensagem