Uncategorized

4 aplicativos para aprender Alemão

As línguas germânicas estão presentes no imaginário mundial desde tempos imemoriais, sendo uma das últimas línguas europeia modernas a ser unificada, a língua alemã sofreu poucas variações desde então; o chamado Hochdeutsch, língua alemã padrão, utilizada de modo unificada, tornou-se um dos idiomas mais falados e importante devido ao poder socioeconômico e político, bem como, cultural da Alemanha desde o século XIX. Se questionarmos a história da humanidade sobre a posição na qual a língua alemã se encontra temos como um marco o debate após a independência dos Estados Unidos da América, momento em que foi debatido qual seria o idioma oficial desse país, o inglês ou o alemão, devido à enorme quantidade de teutófonos presentes em terras americanas no período.

A importância da língua alemã retornou ao centro dos debates linguísticos e empresariais neste ano, 2019, devido a decisão do governo da Alemanha ter decidido tornar a língua inglesa idioma oficial. O impacto da decisão ainda que não imediato, faz com que empresas e tenham a opção de universalizar a comunicação e documentação em seus ambientes de trabalho.  Volkswagen é uma das empresas multinacionais que já havia anunciado sobre a mudança de língua de comunicação e tem o ano de 2021 como meta para que todas as fábricas e escritórios em escala global se utilizem apenas da língua inglesa em ambiente de trabalho.

Ainda que impactando diretamente na utilização da língua alemã, a importância da língua permanece intacta. O ato de se comunicar, a literatura, os estudos, o viver permanece com a língua alemã cada vez mais presente, o número de pessoas a estudar e, por conseguinte, o número de falantes permanece aumentando. O mundo tecnológico mudou o processo de acesso de informação e tornou a língua alemã mais presente no cotidiano das pessoas, seja através de filmes, séries televisivas ou mesmo para em propagandas e redes sociais virtuais que vieram a aproximar as pessoas.

Com a proliferação de aplicativos para celulares que revolucionaram os modos de nos comunicarmos interpessoalmente, modo de vermos e utilizarmos transporte, de nos alimentarmos, fazermos compras até mesmo de viajar, o estudar também passou por transformações. A criação de aplicativos para portáteis para aprendizagem de línguas possibilita as pessoas estudarem em momentos livres, nos metrôs – dentre outros transportes públicos, em intervalos de trabalho, ou mesmo em viagens e afins, sem precisarem carregar livros e cadernos, com anotações e conteúdo, bem como não ter necessidade da presença física do professor. Aulas via vídeo chamadas tornaram possível estudar, por exemplo, a língua alemã enquanto o professor toma café em um dia chuvoso em Frankfurt e o aluno sentado na orla da praia de Ipanema, bem como, os aplicativos que se utilizam de conteúdo programado permitem que um indivíduo estude, por exemplo, Finlandês, no conforto de casa, em cidade de 10.000km no interior de Minas Gerais, mesmo não tendo falantes de língua finlandesa em quilômetros de distância de sua residência.

Os aplicativos, mais importante, tornam possível que o indivíduo tenha material para estudar e atividades sejam complementares ou principais para organizarem e estudarem o idioma de interesse. Para você que estuda língua alemã, separamos alguns aplicativos para auxiliarem seus estudos, ou para que você tenha um primeiro contato com a língua na forma de aprendizagem e, quem sabe, venha a estudar conosco?

DeutschAkademie

Aplicativo desenvolvido junto a professores de língua alemã. É considerado por muitos o melhor aplicativo de treinamento gramatical e estudos gerais. O aplicativo oferece 22.000 exercícios gramaticais; estudo da língua de acordo com o nível que a pessoa possui (A1 A2 B1 B2 C1); você pode controlar o seu progresso conforme você aprende, além de possuir 70 livros texto para estudo e exercícios por tópico de modo que os exercícios do aplicativo são complementares ao livro que você estuda em curso de língua alemã, ele não possui proposta de ensinar o idioma, mas de ser complementar; possui estatística do desenvolvimento dos seus estudos; bem como exercícios extras.

Busuu

Tem cursos de alemão, espanhol, português, inglês, italiano, russo, polonês e turco. Primeiro, o usuário aprende o vocabulário (escrita e pronúncia). Em seguida, deve completar exercícios que incluem diálogos com frases completas. Ou seja, aos poucos você aprende a travar conversações básicas, não só dizer “oi, como vai” ou “meu nome é”. Na medida em que acerta os exercícios, você acumula pontos, que servem para liberar as próximas lições.

Duolinguo

Neste você acumula pontos conforme as lições são feitas o que gera um rank em que você pode competir com outras pessoas, como colegas de sala, quem faz maior pontuação. É um dos apps mais famosos para aprendizado de línguas, mas é por muitos considerado cansativo e repetitivo, com um método de ensino difícil de compreender. Por esta razão é recomendado como atividade extra em cursos de idiomas. Você começa estabelecendo uma meta de estudos diários (5, 10, 15 ou 20 minutos), faz um teste de nivelamento que dura 5 minutos e começa as lições. Também permite o uso do microfone do celular para treinar a pronúncia.

 

Memrise

Focado em tradução (sempre para o inglês) e com uma lista gigante de idiomas: são mais de 80 opções, entre elas grego antigo, albanês e africâner. É básico, mostra a palavra com o significado e a pronúncia, e você deve traduzi-la e escrevê-la.

 

 

2 Comentário

Escreva sua mensagem