Escola de Inglês Curitiba

AS CINCO PROVAS DE COMO A FALTA DO INGLÊS IMPEDE O CRESCIMENTO NA SUA CARREIRA

O crescimento na carreira não exige uma série ações e desafiadoras e uma dedicação extraordinária, por outro lado é um processo gratificante e que gera resultados contundentes.

Dos diversos fatores influenciam fortemente essa jornada de dominar uma segunda língua, principalmente o inglês, é uma delas. Hoje, carreiras promissoras exigem qualificações específicas e indispensáveis.

O nível de inglês do brasileiro nunca foi dos melhores, porém, em pesquisa que avalia a proficiência global da língua inglesa, o Brasil aparece na 41ª posição dentre os 70 países participantes do ranking. O preocupante é que o quadro deste ano aponta um visível regresso em relação às últimas duas pesquisas, quando o Brasil ainda aparecia na 38ª posição.

Embora seja um dado alarmante, existe neste contexto uma excelente oportunidade de poder se destacar no mercado de trabalho, uma vez que a concorrência anda na contramão – cada vez mais baixa. Listamos cinco provas de a falta do inglês será um empecilho no seu crescimento profissional. Confira a lista:

 

  1. Dificuldade em pesquisar referências

A vida acadêmica,é um meio onde é preciso, além de muito estudo, ter acesso a boas referências e pesquisas de boa procedência. Para alguns tipos de graduação o inglês não é uma exigência, o que acaba se tornando o estudo do idioma algo secundário e a procrastinação alimenta este fato.  Porém, se surgir a necessidade de pesquisar um tema muito específico onde as informações de referência para esta pesquisa não estejam disponíveis em português, com certeza, será uma barreira dificultadora. Imagine quantos livros, artigos, documentários, filmes, dentre outros recursos em inglês você teria a chance de acessar para impulsionar sua vida profissional e acadêmica e que, de forma frustrante, se tornam pouco acessíveis.

 

  1. Prejudica na hora de concorrer a uma vaga de emprego

Pense naquela vaga que acabou de surgir em uma empresa que você sonha muito em trabalhar. Para completar, ela se encaixa perfeitamente no seu perfil… mas exige fluência em inglês!

E então? Se você não domina a língua, como vai poder enfrentar a concorrência pela vaga sem um requisito que é básico?

Pois bem, estamos no século 21 e a fluência em um segundo idioma é algo que vem sendo cada vez mais exigido pelas empresas. Até porque o inglês é a língua universal da comunicação no mundo e também no ambiente de negócio.

Em muitos casos, as empresas dão preferência a candidatos que dominem a língua, mesmo que eles não sejam tão bons tecnicamente, visto que a parte técnica é muito mais fácil de ser ensinada na rotina do dia a dia.

Então, já sabe, né? Se quiser ter uma boa colocação profissional, será preciso saber inglês!

 

  1. Impede a comunicação com pessoas do mundo todo

Tanto no mundo acadêmico como no ambiente profissional, o inglês é uma excelente maneira de se comunicar com pessoas do mundo todo.Imagine que você precisa conversar com um pesquisador americano que ajudará você na sua tese de mestrado? Ou então, surge aquela oportunidade de passar 7 dias fora do país atendendo um cliente internacional, já pensou?

Você já deve ter percebido que o inglês é algo fundamental para essas duas situações, afinal, em ambas precisará se comunicar com as pessoas.Se você pensar em termos lazer, imagina que maravilhoso seria viajar para fora e conseguir se comunicar bem com os nativos do país sem passar vergonha ou qualquer dificuldade?

Pois bem, o inglês é a ferramenta essencial de comunicação no mundo, independente do seu contexto. Com certeza, você vai precisar dele em algum momento!

  1. Impossibilita o entendimento de filmes, séries e livros originais

Quando falamos de entretenimento, acreditamos que ele pode ser importante também na questão de ajudar as pessoas a crescerem na carreira. Mas, como assim?

Assistir a filmes e ler livros, por exemplo, podem ajudar, e muito, a entender com mais profundidade novos temas da sua área de atuação. E você já deve imaginar que, quando eles estão originalmente em inglês, a tradução para o português pode não ser algo tão bem feito. Sendo assim, muitas vezes fica difícil compreender seu conteúdo por completo, o que pode prejudicar o seu entendimento e aprendizado. Se você tem condições de aproveitá-lo em sua língua original, já é outra história. Dessa forma, será possível absorver o seu conteúdo e sua mensagem por completo, sem prejudicá-lo nessa questão. Então, o inglês ajuda também na área de entretenimento, que também pode ser bastante útil na sua vida profissional!

 

  1. Dificulta o acesso à informação em tempo real

Por fim, o nosso último item da lista está relacionado ao acesso à informação! Saiba que qualquer tipo de informação chega primeiro em inglês, seja em livros, manuais, teses, dissertações, dentre outros. Até mesmo as notícias internacionais, que são relevantes para a compreensão do cenário mundial, saem primeiro nessa língua. Então, nem precisamos falar que, se você tem o domínio do idioma, sairá na frente no acesso a qualquer informação desse tipo. Já pensou ter a capacidade de assistir a um canal de TV americano, que informa, em primeira mão, uma notícia que pode abalar o mundo. Até que ela chegue aos meios de comunicação brasileiros, isso levará um certo tempo. Mas você poderá ficar tranquilo, porque conseguiu captá-la originalmente quando saiu no seu país de origem! Entendeu?

 

Saiba que, além dessas provas, há muitos outros motivos para que você procure dominar a língua inglesa agora mesmo. Caso ainda esteja na estaca zero, não precisa ficar com medo, viu? Basta começar a estudar o quanto antes e os frutos disso vão aparecer mais rápido do que você imagina. E se você já tem um certo domínio do idioma, mas ainda precisa de mais prática para ganhar confiança, busque aprimorá-lo e continue praticando sempre que possível. Deixe a vergonha de lado e, assim, você conseguirá obter a fluência de forma mais natural.

 

Sem Comentários

Escreva sua mensagem