Uncategorized

10 Curiosidades do idioma inglês

Hello guys, how are you? Apresentaremos aqui algumas curiosidades sobre o idioma, fatos, acontecimentos, e outras características que tornam o idioma tão cativante e encantador. Let’s GO?

Curiosidades do idioma inglês

1 – Esta talvez seja uma das curiosidades mais provocantes. Em todos os idiomas existem as chamadas pangramas ou pantagramas, mas o que é isso?

São frases que utilizam todas as letras do alfabeto do idioma em questão. No inglês temos a pangrama “The quick brown fox jumps over the lazy dog” (A raposa marrom e veloz pula sobre o cão preguiçoso). A frase pode não ter muito sentido, mas caso você seja um professor você pode utilizá-la para ver como seus alunos soletram. Geralmente as pangramas são utilizadas para testar teclados, sejam eles de celulares, computadores ou outros aparelhos eletrônicos.

2 – Assim como no português, no idioma inglês a palavra orange se refere tanto à fruta quanto à cor.

A curiosidade aqui é que no caso da cor não existia esta nomenclatura até meados de 1500, onde a palavra orange que se referia à fruta começou a ser utilizada também para denominar a cor. A palavra orange tem uma história bastante interessante e extensa, mas não nos prenderemos muito a este assunto. O termo tem origem francesa, italiana e também sânscrita, nesta última, a palavra que deu origem ao termo orange foi “naranga”.

3 – A palavra mais curta do idioma é também uma das mais antigas, qual palavra seria essa? “I” (eu) é a palavra mais curta do idioma inglês e deve ser escrita sempre em letra maiúscula.

O motivo de a palavra ser escrita sempre em letra maiúscula é desconhecido, muitos etimólogos (profissionais especializados em pesquisar e estudar a origem das palavras) criaram teorias para decifrar este enigma. Uma das teorias mais aceitas é a de que a palavra é escrita com letra maiúscula para sinalizar que quem está escrevendo é importante, outra teoria interessante é a de que o “i” minúsculo era muito difícil de ler.

4 – A curiosidade a seguir talvez assuste um pouco os alunos, mas torna o idioma muito mais interessante. Dentre todos os idiomas a língua inglesa é a que detém o maior vocabulário. Uma dica para possuir um maior vocabulário é a leitura, sim, esta é uma dica muito usada por professores.

Caso você tenha um nível intermediário ou superior você pode ler livros ou textos mais específicos, tente pesquisar sobre seu time de futebol, política, música ou qualquer outro tópico que o tire o seu vocabulário da zona de conforto.

5 – O inglês é o idioma oficial de todos os voos. Não importa onde você esteja, em qualquer lugar do mundo o piloto deve falar inglês para voos internacionais.

Aqui temos um exemplo que reforça a ideia de que o idioma inglês é a “língua universal”. Especialmente no Brasil a formação para aeronáutica é cara e não possui incentivos estatais, com isso muitos pilotos além de todos os cursos específicos procuram cursos de inglês direcionados para aeronáutica. Pesquisando um pouco mais a fundo neste tema encontramos a ementa de um curso deste estilo. As matérias são dividias em:

  • Compreensão e Produção Escrita em Língua Inglesa I, II e III
  • Expressão Oral e Gramática em Língua Inglesa I, II e III
  • Produção Textual Acadêmica I
  • Inglês para Negócios I
  • Escrita Comercial em Inglês I

6 – A fonética do inglês é muito temida por estudantes brasileiros do idioma, isto se deve ao fato do padrão fonético parecer, às vezes, confuso. Existem muitas pronúncias anasaladas, paradas e também ditas “líquidas”. Vamos a um exemplo que pode talvez assustar nossos leitores devido ao mesmo motivo citado no começo deste tópico. As palavras ewe (ovelha) e you (você) tem a mesma pronúncia sem ter nem ao menos uma letra em comum.
Mas, não se assuste, com o tempo você pega os “macetes” da pronúncia.

7 – Supercalifragilisticexpialidocious é uma palavra que significa algo como “fantástico” e foi popularizada pelo filme Mary Poppins. Para muitas pessoas esta é a maior palavra do idioma inglês, mas isto não é verdade.

A maior palavra da língua inglesa é Pneumonoultramicroscopicsilicovolcanoconiosis (respire agora!), esta é uma doença pulmonar causada pela inalação de cinzas. Uma curiosidade a mais é que a maior palavra da língua portuguesa é justamente a tradução desta doença, pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico.

8 – Uma nova palavra é adicionada ao dicionário inglês a cada duas horas. Entre seu café da manhã e seu almoço duas palavras novas são adicionadas ao dicionário, durante um ano cerca de quatro mil palavras novas são oficializadas. Esta curiosidade vai para aqueles alunos que desejam saber tudo.

9 – A palavra girl como a maioria das pessoas sabe significa “menina”, mas nem sempre foi assim. A palavra girl inicialmente era usada para se referir à meninos e meninas, independente de gênero. Usava-se esta palavra para se referir a crianças ou pessoas jovens no geral. A palavra começou a ser usada no século XIII e só teve o significado que conhecemos outorgado tempos depois.

10 – O idioma inglês assim como todos os outros possui palavras com diversos significados diferentes. Exemplos a serem pontuados são take, get, have e mais alguns outros. Porém, a palavra set é a que detém o maior número de significados.

11 – Shakespeare foi o responsável pela adição de diversas palavras ao idioma inglês. Algumas pesquisas apontam que cerca de 1.700 palavras foram acrescentadas pelo escritor, outras pesquisas alegam que este número é muito alto. O fato é que realmente Shakespeare somou muito para a construção do vocabulário da língua inglesa, seguem alguns exemplos de palavras adicionadas por ele:

  • Gloomy
  • Lonely
  • Fashionable
  • Jaded
  • Watchdog

É isso ai! Estas sãos as 10 Curiosidades (+1) do idioma inglês. Pensando em fazer um curso de idiomas? Então clique aqui e faça uma avaliação online gratuita. 

 

3 Comentário

Escreva sua mensagem