Uncategorized

Aprender inglês da forma correta

Aprender inglês da forma correta

Não é fácil  aprender o idioma inglês, sabemos as dificuldades de se aprender um segundo idioma seja ele qual for. Aprender inglês tem se tornado o objetivo de muitas pessoas, não é difícil encontrar alguém que tenha prometido aprender o idioma inglês em suas promessas de final de ano. Com tanta demanda muitos autores, professores e escolas procuram novos métodos para que os alunos do idioma inglês venham de fato aprender.


Algumas pessoas passam anos em escolas, outras morando fora do país, algumas estudam com professores particulares e há também uma pequena parcela dos que conseguem sozinhos aprender o idioma inglês. Os alunos são diferentes, os métodos mudam, os professores possuem diversas metodologias, tudo isso colabora com a dificuldade de se padronizar um método infalível para aprender o idioma inglês.

Tentar definir ou pontuar um método infalível torna-se impossível visto que cada aluno possui sua subjetividade, ou seja, suas forças, fraquezas e maneiras diferentes de aprender.

Nosso objetivo neste post não é indicar uma maneira certa para aprender o idioma inglês,  é tentaremos aqui não findar a discussão, mas sim apresentar dicas e métodos que lhe ajudarão a aprender o idioma inglês.

#Dicanetlinguae
Uma dica que pode ter deveras polêmica é a seguinte: estude menos gramática e falei mais. Para elucidar melhor esta questão trazemos a seguinte metáfora, imagine o idioma como um computador e você deve aprender a manusear esta máquina.

Podemos fazer diversas coisas usando um computador, podemos assistir filmes, jogar vídeo-games, trabalhar, enfim, somos hábeis para desempenhar tais funções sem possuir de fato um conhecimento profundo sobre computação e informática.

Para simplificar podemos dizer que para usar um computador não precisamos saber montar, desmontar, programar ou calcular. Programadores precisam de anos de estudo para entender as fórmulas e os cálculos de programação. Quando tentamos aprender o idioma inglês e focamos exclusivamente na gramática é como se estivéssemos tentando aprender cálculos binários para poder utilizar um computador.

Se tem um ponto que é quase uma unanimidade entre os professores é o seguinte: mantenha contato com o idioma. Assista filmes, séries, desenhos, canais no YouTube, documentários, esportes e etc. tudo em inglês, esqueça os filmes dublados.

Leia livros no idioma original, ouça músicas em inglês, faça o que for mais prazeroso a você, mas mantenha contato diário com o idioma. Seja como um bebê, quando estamos aprendendo o português não estamos preocupados com o que significa o pretérito mais que perfeito, estamos ocupados demais falando “papa” e “peta” (ok, estes exemplos talvez não tenham sido tão bons). O que me refiro aqui é sobre a preocupação que a maioria das pessoas tem em relação à pontos gramaticais, ou estar falando ou não o idioma corretamente.

Pare de traduzir, agora mesmo, chega de traduções a todo o momento. Em algumas situações a tradução pode ser sim muito importante, mas voltemos ao exemplo do bebê. Quando um bebê diz “papa” ele está definindo um conceito desconhecido, ou seja, ele entende que o homem que o cuida e é parceiro de sua mãe é chamado “papa”.

Ficou mais claro agora? Ao pensarmos na palavra school devemos associar esta palavra ao conceito de local onde as pessoas se reúnem para aprender, e não à tradução literal “escola”. Com o tempo você perceberá que estará usando palavras sem nem mesmo saber a tradução, você será capaz de entender um contexto e usar uma palavra sem nem mesmo saber o significado em português. Associe palavras a conceitos e não a traduções.

Indicamos também aos nossos alunos da Neetlinguae  que criem grupos de estudos. Não precisa ser necessariamente aquela definição clássica de grupo de estudos onde amigos se reúnem e enfiam a cara nos livros. Crie um grupo no Whatsapp ou no Facebook e troque dicas, vídeos, aulas e comunique-se ao máximo em inglês, voltamos à nossa dica anterior.

Reúna amigos que estão passando pela mesma situação que você e comece os estudos. Estudar em grupo pode criar uma rotina e um compromisso que talvez você não consiga ter se estiver estudando o idioma inglês sozinho, além do mais estudar com os amigos pode tornar o fato de aprender o idioma inglês muito mais prazeroso.

Outro conselho que os alunos da Netlinguae sempre ouvem é: mude as configurações do seu celular para inglês. E não apenas o celular, mude o computador, o Facebook, o Instagram e todas estas outras ferramentas que você utiliza. Mantemos contato com estes itens diariamente, todos os dias a todo o momento.

Em uma pesquisa feita pela empresa Abril em 2015 foi constatado que o brasileiro pega no celular 78 vezes ao dia, logo nos primeiros cinco minutos após acordarem as pessoas costumam dar uma “espiadinha” no celular. Pense comigo, se você mudar o idioma do seu smartphone para inglês no mínimo você terá contato com o idioma umas 70 vezes. Imagine o seu computador, seja ele pessoal ou profissional, caso você trabalhe em um escritório seu contato com o inglês será diário.

Todas estas dicas vão potencializar o seu aprendizado, mas algo deve ser mencionado, vá com calma! Não se desespere ao não entender um texto ou a letra de uma música, no começo você não vai entender tudo.

É muito comum os alunos terem um sentimento de não estar desenvolvendo idioma inglês quando afrontados por uma palavra ou frase que não compreendem, fique tranquilo, pois isto é muito comum.

Falantes do inglês com nível avançado podem não entender uma frase, tudo vai depender do contexto, do tema, da formalidade e assim por diante, posso te apresentar uma frase em português que talvez você não entenda “Uma das consequências mais estranhas e mais importantes da física é a ideia de emaranhamento quântico”, você sabe o que é este tal “emaranhamento quântico”? Se sua resposta for não você provavelmente não acreditará que não sabe português, você não conhece a física quântica.

O mesmo acontece com o inglês, talvez não entendemos uma oração ou palavra devido ao seu contexto.
Não perca tempo se preocupando se a sua pronúncia está 100% correta, se você está soando como um americano ou não. Você deve preocupar-se com a sua comunicação, isto é o mais importante.

Como já mencionamos aqui no blog menos de 5% da população brasileira de fato domina o idioma inglês, e uma das principais dificuldades ao aprender o idioma é a frustração.

Povos como os japoneses e os russos são famosos pelo seu inglês com sotaque, talvez a maior preocupação deles seja a de entender e ser entendido e não soar como um nativo. Então tranquilize-se e siga a diante, aprender o idioma inglês pode ser mais fácil do que parece.

https://www.netlinguae.com.br/

3 Comentário

Escreva sua mensagem