Escola de Inglês Curitiba

A Andragogia e o Ensino para Adultos

A Andragogia e o Ensino para Adultos

Muitos educadores, pensadores e filósofos se debruçaram sobre a questão da pedagogia. Rousseau, filósofo francês do século XVIII, escreveu um livro apenas sobre a pedagogia. Temos cursos, faculdades, especializações e uma infinidade de estudos sobre o ensino das crianças, mas e como ficam os adultos? Vamos apresentá-lo o termo Andragogia.

Diferentemente de uma criança, o adulto tem outras formas de aprender e reter conhecimento. Não é usual utilizar jogos infantis, músicas e desenhos para colorir com um adulto. A Andragogia é a ciência que estuda o ensino de adultos, o termo surgiu com o pedagogo alemão Alexander Kapp em seu livro Ideias Educacionais de Platão.

Andragogia sustenta-se em alguns princípios:

Necessidade de saber: os adultos precisam saber a razão de estarem estudando e necessitam ver o seu progresso.

Autoconceito do aprendiz: como os adultos são responsáveis por suas vidas pessoais e profissionais isso se reflete, na hora de estudar. Adultos precisam se sentir independentes.

Papel das experiências: O adulto precisa ter a experiência prática daquilo que está estudando.

Prontidão para aprender: quando existe uma necessidade em seu cotidiano o adulto se mostra pronto a aprender algo novo.

Orientação para aprendizagem: o adulto aprende melhor quando os conceitos apresentados estão contextualizados.

Motivação: adultos são motivados a aprender por autoestima, qualidade de vida, desenvolvimento, crescimento profissionais e pessoais.

Desde cursos de idiomas, faculdades ou qualquer outro tipo de ensino pode-se utilizar a Andragogia. Este vem sendo um tema bastante discutido entre os educadores e promete tornar-se uma tendência.

1 Comentário

Escreva sua mensagem