(41) 3243-9530
(41) 3019-9530

20+ Dicas de como ser aprovado no teste de proficiência

Para passar em um teste de proficiência, seja lá qual for – TOEFL, TOEIC, IELTS, etc. -, já é esperado que você:

  • Conheça bem a prova;
  • Domine a leitura e técnicas de interpretação de texto;
  • Tenha um bom vocabulário;
  • Estude elementos específicos da gramática;
  • Elabore um plano de estudos;
  • Pratique conversação com outras pessoas;
  • Responda às questões com tempo cronometrado;
  • Faça revisões do conteúdo antes da prova;
  • Assista séries e filmes na língua alvo;
  • Pratique muito com os simulados;
  • Aplique o idioma em assuntos do seu interesse;
  • Equilibre o estudo com o lazer;
  • Utilize técnicas e métodos de gerenciamento de tempo e estudo, como a Técnica Pomodoro;
  • Durma bem na noite anterior;

Tudo isso já é de conhecimento comum e deve ser encarado como básico para se preparar para um teste de proficiência. Então, para te ajudar com conteúdos de ouro vindo direto dos especialistas sobre o assunto, a NetLinguae separou 20+ dicas úteis de como ser aprovado no teste de proficiência! Dividimos elas nas categorias: Leitura, Escuta, Fala e Escrita, que são as divisões mais comuns nesses testes. Aproveite!

Dica bônus! O site oficial que você irá fazer o teste é sua mina de ouro!

A quantidade de conteúdo que você encontrará no site oficial da prova é incrível. Não apenas sobre para que serve o teste, os critérios de avaliação, mas também dicas efetivas sobre como realizar a prova da melhor maneira possível. Portanto, pesquise sobre o teste de proficiência que você realizará, encontre seu site oficial, e absorva tudo o que puder dele. Para facilitar, esses são os sites do TOEFL, TOEIC e IELTS.

 

Leitura

1. Nas questões, procure por palavras-chave que aparecem no texto

Na hora de responder, você precisa ser o mais ágil possível! Por isso, procure nas questões por palavras-chave ou sinônimos que aparecem no texto, isso vai te ajudar a rapidamente encontrar os trechos em que elas aparecem e determinar se as afirmações são corretas ou erradas, assim como seu nível de importância.

2. Leia e faça anotações

Leia revistas, artigos, notícias e posts nas redes sociais sobre assuntos do seu interesse na maior frequência que puder. Enquanto lê, faça anotações e pergunte a si mesmo, que informações são importantes, relevantes ou dignas de credibilidade? Lembre-se de manter suas notas breves, isso ajudará a lembrar detalhes importantes.

3. Na dúvida, comece eliminando as respostas erradas

Logo de cara, se não conseguir identificar qual é a resposta certa, comece eliminando a mais errada possível. Continue eliminando as incorretas e, com certeza, a questão ficará muito mais clara.

4. Utilize a técnica “Skimming”

Não há tempo suficiente para ler completamente todos os textos de um teste de proficiência. Portanto, é necessário utilizar técnicas de leitura, como “Skimming”. O objetivo da técnica é ler o texto rapidamente, para identificar apenas os pontos principais. Para executá-la, você deve ler o primeiro parágrafo inteiro do texto, em seguida, apenas a primeira frase dos parágrafos do meio, e o último parágrafo de conclusão inteiro. Pratique utilizando a técnica e depois leia o texto integral para checar se não deixou nada importante de fora.

5. Também use a técnica “Scanning”

O “Scanning” também é uma técnica de leitura, porém, seu objetivo é encontrar informações específicas. Para utilizá-la, é preciso saber o que procura: uma palavra-chave? Um significado? Ou uma informação em particular? Desse ponto de partida, faz-se uma varredura do texto, como um scan de impressora, apenas olhando de relance até encontrar o que busca.

6. Estude as raízes da língua

Para aumentar seu vocabulário e facilitar o aprendizado, entenda as raízes da língua alvo. O significado das palavras, a junção de diferentes prefixos e sufixos, e até a associação com outras línguas, se tornará incrivelmente claro e simples de entender.

7. Separe as ideias principais das informações triviais

Pratique lendo textos e separe as ideias principais das informações não tão importantes. Essas informações podem ser exemplos, trechos em parênteses ou dados muito específicos, como números e datas. Isso te auxiliará a focar no que realmente importa na hora de fazer o teste de proficiência.

8. Pratique fragmentando o texto

Outra técnica para melhor compreender um texto e com mais profundidade é dissecando-o em partes. Inclusive, ela é utilizada por acadêmicos para o mesmo objetivo. Depois da primeira leitura, identifica-se o tema do texto. Em seguida, a tese, o que o autor defende. Por terceiro, determina-se os conceitos importantes apresentados. E por último, há uma mescla entre a leitura e a escrita: faz-se uma síntese do texto a partir das informações recolhidas antes. As três primeiras partes devem ser muito sucintas, com no máximo duas frases de extensão. Já a última, deve ter tamanho considerável.

 

Escuta

1. Consuma conteúdo na língua alvo

Ouça podcasts, jogue videogames, assista séries, filmes, palestras, tudo sem legendas! Comece por assuntos que você gosta ou domina, e quando se sentir seguro, expanda seus horizontes. Os TED Talks (COLOCAR LINK) são uma ótima maneira de praticar e ainda ampliar sua visão de mundo com conteúdo extraordinário.

2. Enquanto escuta, anote os detalhes mais importantes

Anote tudo o que acha relevante. Mas lembre-se de fazer anotações breves, já que o tempo do teste de proficiência não é muito longo.

3. Não gaste energia nos pequenos detalhes

Geralmente, no listening, informações específicas, como datas, lugares, não são cobradas. Portanto, preste mais atenção e memorize o contexto todo da situação. Se não, você pode perder informações importantes porque focou em lembrar algo que aconteceu em 1997 ou 1998.

4. Enquanto escuta, pergunte-se qual a real intenção de quem está falando

Muitas vezes há mensagens implícitas nas palavras de quem fala, isso é normal e acontece o tempo todo, até mesmo na nossa língua nativa. A interpretação é muito importante, pois a mensagem pode ter a intenção de direcionamento, recomendação, reclamação, aceitação, discordância, questionamento ou confirmação.

5. Preste atenção no tom de voz

Essa é a chave para entender quão seguro o narrador está ao afirmar algo, seus sentimentos e estado mental. A voz é calma ou emocional? relaxada ou nervosa? certeira ou confusa? entusiasmada ou entediada? Assistir séries de comédia é uma ótima forma de praticar essa habilidade de reconhecimento.

6. Atente-se às palavras de indicação

Há diversas palavras que sinalizam introduções, ideias principais, exemplos e conclusões.

7. Pare, resuma, preveja

Quando estiver praticando, pare o áudio em diversos pontos, resuma tudo até então, e tente prever o que será dito em seguida.

 

Fala

1. Pense antes de falar

Mesmo no nervosismo, pense no que falar antes de responder. Ninguém consegue desenvolver uma resposta imediatamente após ser questionado, e quem cobrará o teste sabe disso. Use os primeiros cinco segundos depois da pergunta ser feita para pensar sobre o começo da resposta, o resto irá fluir naturalmente conforme for falando. Alguns testes de proficiência já determinam esse tempo de preparação, como o TOEFL, que dura 15 segundos.

2. Nunca decore respostas antes do teste

Especialmente vindas da internet. Os instrutores da prova são treinados para ela, e conseguem identificar quando uma resposta foi memorizada antes da prova – e isso resulta no rebaixamento da nota.

3. Não precisa de organização

Não é necessário organizar as respostas em seções, com uma introdução, desenvolvimento e conclusão. Fale naturalmente e use palavras conectivas e frases comuns.

4. Pratique com nativos na língua

Ou com pessoas que falam a língua muito bem. Não há desculpa para não fazer isso no tempo em que vivemos. Use a internet a seu favor!

5. Fale num ritmo normal

As questões são feitas para que você consiga responder, satisfatoriamente, falando normalmente dentro do tempo determinado. Não fale muito rápido, isso pode dificultar a compreensão da sua resposta. Quando estiver praticando, cronometre seu tempo.

6. Não repita a si mesmo

Se você terminou de responder antes do tempo determinado, não repita o que já disse de um jeito diferente. Em vez disso, aproveite para esclarecer, desenvolver ou elaborar seus argumentos.

 

Escrita

1. Saiba o que está sendo avaliado

Preste atenção no enunciado da questão e no que ele pede. Talvez seja um resumo? Desenvolvimento de um tópico? Uma opinião? Uma narrativa? Assim, você poderá ser assertivo na sua resposta e saber exatamente o que responder.

2. Desenvolvimento, organização e uso de linguagem

Estruture bem sua resposta. Tenha certeza que ela aborda o tópico de maneira satisfatória e que seus detalhes, exemplos e argumentos, sustentam suas ideias. O leitor deve ler sua redação, do início ao fim e verificar a clareza de suas ideias. Desse modo, sempre escreva em parágrafos, use boas transições e evite redundâncias. Preste atenção na estruturas das suas frases, nas escolhas das palavras e no seu uso de vocabulário.

 

Gostou do conteúdo e quer ter certeza que vai ser aprovado no seu teste de proficiência? Venha fazer os preparatórios na NetLinguae! Nossos cursos contam com mais de 25 horas de aulas individuais completamente online, focadas no seu sucesso na hora da prova! Sua aprovação está a um clique de distância, confira por esse link!

 

Redirecionar para landing page e-book 16 dicas

Leave a reply

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Podemos te ajudar?
Entre em contato
Fale com a Netlinguae Soluções em Idiomas!