(41) 3243-9530
(41) 3019-9530

Dificuldades em conseguir tempo para estudar inglês

estudar-ingles-1

Time is money! Traduzindo, tempo é dinheiro! Nossas rotinas estão cada vez mais corridas e o sentimento de falta de tempo é cada vez mais comum. Você já pensou que gostaria que seu dia tivesse mais de 24 horas? E o pior, será que se seu dia tivesse mais de 24 horas você conseguiria fazer tudo aquilo que deseja? Muitas pessoas afirmam que o tempo que temos é suficiente, isso remonta à questão não de falta de tempo, mas sim de sua má administração?

Você administra o seu tempo? Você segue uma agenda ou apenas resolve as situações cotidianas conforme elas aparecem para você? Algumas pessoas podem afirmar que não gerenciam adequadamente seu tempo devido às situações inesperadas que surgem no dia a dia. Mas, será que este é realmente um argumento válido? Precisamos cuidar e zelar do presente, mas também seguir edificando nosso futuro. Em inúmeros momentos durante nossa vida agitada não nos preocupamos em dedicar tempo a outras atividades importantes, como por exemplo, o inglês.

Uma boa administração do tempo deve ter como objetivo os resultados e como caminho o foco. Estar ocupado 100% do seu dia não significa bons resultados, é muito comum estarmos atarefados e não progredirmos em nossa vida profissional ou pessoal. Isso ocorre porque muitas vezes estamos “inundados” de tarefas e por isso não conseguimos finalizar nenhuma. Então a primeira regra é, foque em uma tarefa e em seus resultados. Não divida sua atenção, divida seu tempo, assim seus resultados melhorarão e você poderá evitar situações turbulentas.

Quem organiza seu tempo não tem surpresas. O que você acha desta afirmação? Deadlines por exemplo, às vezes são tidas como surpresas. O que acontece é que uma data limite para realização de ma tarefa não deveria ser uma surpresa em hipótese alguma, afinal você conhece sua deadline desde o momento em que ela lhe é informada. Além de diminuir o estresse e as surpresas, um bom gerenciamento de tempo pode oferecer-lhe mais tarefas realizadas e ainda mais tempo livre.

Priorize as atividades mais importantes. Antes de o dia de fato começar organize-o, faça uma lista com todas as atividades a serem realizadas, classificando-as como mais ou menos importantes. Em alguns casos existem tarefas não tão importantes, mas que precisam ser realizadas no dia, neste caso estas se tornam urgentes. Nem sempre situações importantes são urgentes, pense no nível de urgência da atividade e não em seu grau de importância.

Acorde cedo, não dizemos isto pois você terá mais horas no seu dia (claro que isso ajuda). Estudos e pesquisas mostram que a maioria das pessoas de sucesso começam seu dia cedo. Acordar cedo aumenta a criatividade, a calma, e aumenta a criatividade, ajudando no controle e organização do tempo.

FERRAMENTAS PARA AUXILIAR A ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

Desde um pedaço de papel até aplicativos de última geração podem ajudá-lo a organizar o seu tempo, encontre uma ferramenta que mais se adéqua à sua situação e comece a gerenciar melhor sua programação:

  • Agenda tradicional – A boa e velha agenda, usávamos na escola e com o tempo vamos perdendo o hábito de utilizar esta ferramenta milenar. A agenda de papel é recomendada para aqueles que não gostam ou preferem não utilizar ferramentas eletrônicas, elas são práticas úteis e podem ser encontradas em valores acessíveis. Geralmente as agendas são anuais e são divididas uma página por dia, assim você tem bastante espaço no papel para organizar suas tarefas.
  • Pomodoro – A técnica de pomodoro é uma das mais famosas, especialmente no mundo corporativo. A técnica resume-se em dividir o tempo em 4 pomodoros, cada um com 25 minutos. Durante estes 25 minutos a pessoa deve focar totalmente a sua atenção para uma atividade específica, caso algo o distraia a pessoa deve anotar o motivo da distração. Há no mercado relógios específicos para aqueles que desejam utilizar esta técnica, eles podem ser configurados para funcionarem em cada tarefa, há também os aplicativos de celulares que exercem a mesma função. O mais interessante neste método é poder identificar os elementos que desviam a atenção.
  • Planilhas Excel – Mesmo sendo eletrônicas as planilhas do Excel sofrem um pouco de preconceito, são consideradas ultrapadassadas e não tão eficientes no controle de tarefas. Fato é que as planilhas podem ser muito úteis para aqueles que já estão familiarizados com a ferramenta, elas podem servir como listas ou até mesmo agendas. As planilhas do Excel contam com uma grande gama de layouts prontos na internet, com uma simples busca você consegue encontrar vários layouts de agenda para usar no seu Excel.
  • Evernote – Para aqueles que não desgrudam do celular e/ou usam o smartphone para praticamente tudo fica aqui a sugestão do aplicativo Evernote. O app pode ser baixado gratuitamente, mas conta também com pacotes Premium pagos. O Evernote é um aplicativo que funciona com blocos de notas, assim o usuário tem sempre online e offline acesso às tarefas pendentes.

Professores e especialistas indicam que 1 hora é o tempo mínimo suficiente para que o aluno estude de inglês por dia. Mas, será que é possível separar 1 hora todos os dias apenas para estudar o idioma? É sim, utilizando todas estas ferramentas você conseguirá separar um tempo do seu dia para estudar o inglês. E não se preocupe, caso você não consiga destinar 1 hora, disponha então de 30 minutos, ou até mesmo 20. Um esforço contínuo pode ser muito mais produtivo que 4 horas de aula uma vez por semana.

Ainda não começou o seu curso de inglês? Então acesse este link para pedir um orçamento! O melhor custo-benefício esta a aqui na NetLinguae!

Leia também: Curiosidades sobre a Língua Mandarim que talvez você ainda não conheça

Podemos te ajudar?
Entre em contato
Fale com a Netlinguae
Soluções em Idiomas